Amo o que faço e, faço com amor...

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

quarta-feira, 6 de março de 2013

"As NTIC e a relação com o lúdico na escola"

A escola é o lugar de transmissão do conhecimento, portanto o uso das NTIC e a relação com o lúdico deve ser prazeroso, dinâmico onde a criança aprende de forma natural, respeitando as fases de desenvolvimento dos alunos. A escola vive em plena era da informação, onde a mídia e a internet ocupam um espaço significativo na sociedade. A utilização da informática educativa deve ser de forma que enriqueça o ambiente educacional e favoreça o rendimento e a aprendizagem dos educandos, ou seja, capaz de estimular e despertar o interesse pela aprendizagem. O uso das NTIC, é fundamental para criar e transformar novas ideias e conceitos nos alunos e professores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, pois altera a rotina do ambiente escolar e os métodos de organização dos trabalhos, onde o professor deixa de ser o "centro das atenções", porém o computador não funciona como um substituto do professor, mas auxilia na transmissão de informações e na facilidade da aprendizagem, porém deve ser um ensino democrático, é preciso fazer com que a educação incorpore criticamente a nova tecnologia, usando-a e não sendo usada por ela apropriando os "conteúdos" de forma crítica e criativa". (MORAES, 2002). Porém antes desta implantação das NTIC na prática pedagógica do professor, é necessário que ele passe por uma capacitação e cursos de formação, principalmente estarem abertos as novas mudanças.Só assim eles poderão se atualizar e melhorar a sua prática de ensino frente às NTIC. O professor no caso, não precisa se tornar um especialista em informática, mas é preciso que ele possa conhecer as potencialidades das ferramentas e saber utilizá-las no ambiente educativo. Para Moran (2000) o novo professor que se exige para esse século é um professor "antenado" com as tendências tecnológicas, dotado de criatividade, adaptada a realidade pedagógica. Na sociedade da Informação a qual estamos imersos, as tecnologias é fundamental dominarmos um conjunto de informações e habilidades mentais que nos capacitam a viver como cidadãos plenos nessa era da informação ou sociedade do conhecimento. A alfabetização digital é ter um domínio funcional das tecnologias de leitura e da escrita para se ter acesso ao conhecimento, imprescindível na Sociedade da Informação, e, deve ser inserida no contexto educacional, desde a pré-escola, tendo em vista que muitas crianças já dispõem de tecnologias digitais nas suas casas.

Dolores Ricci.

Por que as crianças são tão fascinadas pelas telas com conteúdos digitais?

A criança, antes mesmo de nascer ela, indiretamente, já teve algum contato com essas mídias. Quando crianças, seus brinquedos na maioria são eletrônicos com botões e funções especiais, que fazem com que o brincar se torne mais dinâmico e o mais real possível. As mídias são meios pelos quais as crianças aprendem de forma prazerosa e dinâmica, favorece a obtenção de conhecimentos. Vemos que as crianças estão mais expostas às informações provenientes das NTIC, descobrem que há vida, atribuindo aos personagens nas telas da TV, computadores, cinema, vídeo-games, celulares etc... Através desta descoberta, podem modificar o mundo. É importante saber o uso da mídia para a criança respeitando sua faixa etária, pois seu uso pode ser benéfico ou não, no caso da internet, o uso primário, ou seja no lar, deve sempre ser acompanhado por um adulto, já na escola, deve ser pedagógico, lúdico e técnico.

Dolores Ricci.