Amo o que faço e, faço com amor...

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

sábado, 9 de março de 2013

Softwares educativos.


O uso de softwares como recurso na educação infantil possibilita de forma dinâmica e interativa que a criança observe os elementos apresentados, explore e busque entender o funcionamento com a vantagem de ter implícito, uma sequência de passos que vão desenvolver diferentes habilidades como: a coordenação motora, atenção, memória e raciocínio lógico. Para tal, os softwares devem ser interessantes, motivadores e desafiadores. É preciso também que o professor domine as ferramentas necessárias e conheça bem os softwares aplicados levando em consideração as limitações de cada criança e faixa etária.
Os softwares educativos para a educação infantil configuram um método adequado de hábito para que as crianças aproveitem as tecnologias para o aprendizado. Na educação infantil, onde a criança é movida pela curiosidade, os softwares educacionais se encaixam como recurso computacional perfeito, pois permitem a brincadeira e a prática de exercícios mentais que desenvolvem suas habilidades cognitivas.
A simulação feita através dos softwares é atraente, uma vez que a criança pensa no que vai fazer, manipula e vê o resultado fazendo com que ocorra a aquisição de conhecimento espontaneamente. Para isso, o professor deverá ficar atento às descobertas e orientar para que a aprendizagem se torne significativa.
A tendência no uso crescente de mídias que facilitam a comunicação e a interação abre espaço para uma mudança de visão fragmentada do conhecimento e fazem dos softwares educacionais uma alternativa pedagógica para conseguir que na educação infantil a criança desenvolva o máximo de habilidades.
A independência que a criança vai adquirindo na prática da educação infantil leva à construção da autonomia e os softwares voltados para essa faixa etária devem ser adequados para que a aprendizagem do conteúdo se torne prazerosa e estimule a imaginação e a criatividade promovida pela dinâmica que os softwares oferecem.
Construir conhecimento por meio da interação de softwares na educação é romper com métodos tradicionais de aprendizagem. Segundo Pais (2005, p. 143) [...] O uso didático da informática requer métodos que favoreçam a articulação entre a elaboração de conhecimentos e os valores por eles visados. Por meio dos softwares o professor bem preparado pode desenvolver diversas atividades que estimularão na criança as habilidades motoras, linguísticas, matemáticas e artísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário